Rui Valdemar

Rui Valdemar iniciou os estudos oficiais de música de Órgão no Conservatório Regional de Vila Real prosseguindo os mesmos no Conservatório Nacional de Lisboa. Em 2011 ingressa na Licenciatura em Composição na Escola Superior de Música de Lisboa e na Licenciatura em Ciências Musicais, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É Pós-graduado em Musicologia Histórica pela FCSH/UNL, tendo desenvolvido uma investigação em Música Sacra no Século XIX. Ao longo dos anos frequentou diversas masterclasses de interpretação ao Órgão e de Composição bem como de gestão cultural e artística.

Em paralelo iniciou os estudos em Gestão de Recursos Humanos no Instituto Politécnico de Tomar, tendo uma Pós-Graduação em Gestão de Recursos Humanos na Perspetiva da Pessoa pela Universidade Lusófona – Centro de Lisboa, encontrando-se actualmente a concluir o Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Consultoria Organizacional no ISCTE-IUL. Detém também uma Pós-Graduação em Gestão de Projectos pela Universidade Europeia.

Em 2013 fundou a Reanimarte - Associação Cultural com a qual promoveu, enquanto director artístico, duas edições do Festival de Música de Macedo.

Em 2015 ingressa no Curso de Oficiais do Exército, instituição na qual desempenhou funções como Adjunto do G6 na Brigada Mecanizada, Comandante de Pelotão de Instrução e Delegado de SST. Durante o seu percurso profissional exerceu diversas actividades, tais como: Bombeiro Voluntário durante oito anos, lecionou diversas disciplinas do ramo histórico e artístico, como HCA no Conservatório de Música David Sousa.

Enquanto consultor cultural desenvolveu diversos projectos em articulação com autarquias e entidades privadas, destacando-se o relançamento da Casa de la MusicaMirandesa ou o Ciclo de Concertos da Graça. Tem também trabalhado com start-ups da área tecnológica – tendo ganho o segundo Prémio Poliempreende com a start-up My Own Chef. Em 2024 foi selecionado, na fase de equipas para representar o ISCTE no Global Management Challenge.

Em Setembro de 2019 assume funções com Director do Serviço de Música Sacra da Igreja de São Roque - Lisboa (IMSRL/SCML) tendo tido promovido diversas iniciativas de relançamento da música sacra, fomentado iniciativas de cariz solidário e social como "Música à Varanda" / "Tertuliando" / "Conversas com a Música" - ocupou funções até Março de 2023. Como organista e/ou mestre-capela desempenhou funções em diversas Igrejas tais como Igreja da Graça, Igreja de Nossa Senhora da Encarnação, Lisboa; Catedral de Vila Real, Concatedral de Miranda do Douro e colaborou com Igrejas como Igreja de São Nicolau, Conceição Velha, Nossa Senhora de Fátima, Lisboa ou Igreja de São Vicente, Abrantes. Através das funções ocupadas no SMSISR e no SCIG promoveu a recuperação de repertório musical histórico, realizando a edição moderna das obras dos arquivos dessas Igrejas e a execução, em grupos de câmara, das estreias modernas das mesmas.

As suas obras são regularmente executadas, tendo ocorrido já estreias em diversos países como: Espanha, França, Inglaterra, Bélgica, Suíça, Alemanha, Itália, Austria, Japão, Estados Unidos da América, Brasil, Chile, entre outros. Recebeu já alguns prémios de composição e menções honrosas em concursos internacionais. Em 2021 estreou o “Requiem em Homenagem às Vitimas da Covid-19” da sua autoria na Igreja da Graça ao abrigo do Ciclo de Concertos da Graça, interpretados pelo Coro e Orquestra Médicos de Lisboa sob a batuta de João Malha.

Actualmente é membro da Board of Directors da European ComposersNetwork, Delegado Nacional da Tota Pulchra sob o Patrocínio de Mgr. Gervais - Perfeito Coadjutor do Capítulo da Basílica de São Pedro, Roma. Desempenha funções de Consultor numa Consultora de Recursos Humanos e Tecnologia alemã e de Country Manager para a Península Ibérica da Selectas EU. Promove recitais e concertos de forma regular, destacando-se os recitais na Basílica dos Mártires e os Recitais ao Ocaso na Igreja da Pena.

É Organista da Igreja da Pena e da Igreja de Nossa Senhora da Encarnação, ao Chiado, em Lisboa.